Entre em contato com um de nossos especialistas!

Terapia ocupacional com integração sensorial

Galeria

Procurando por terapia ocupacional com integração sensorial? Entre em contato com a Lavorato Saúde Integrada e agende uma consulta para conhecer mais sobre esse tipo de abordagem terapêutica. Acreditamos que cada indivíduo tem sua singularidade e, por isso, oferecemos um atendimento personalizado e multidisciplinar para promover o bem-estar e a qualidade de vida de nossos pacientes.

O que é terapia ocupacional com integração sensorial?

A terapia ocupacional com integração sensorial é uma abordagem que visa tratar distúrbios e dificuldades relacionadas à integração sensorial. Isso significa que ela trabalha com a melhora do processamento das informações sensoriais (como visão, audição, olfação, tato e paladar) para promover o desenvolvimento de habilidades motoras, emocionais e sociais em crianças e adultos.

Esse tipo de terapia é indicado para pessoas com autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dislexia, distúrbios do processamento auditivo, dificuldades de aprendizagem, entre outras situações que envolvam a dificuldade em processar informações sensoriais.

Como funciona a terapia ocupacional com integração sensorial?

A terapia ocupacional com integração sensorial é realizada por um terapeuta ocupacional capacitado, que utiliza atividades sensoriais como brincadeiras, jogos, exercícios e técnicas específicas para estimular e organizar a resposta dos sentidos do paciente. Dessa forma, a pessoa pode aprender a lidar melhor com as informações sensoriais e a se adaptar às diferentes situações do cotidiano.

Além disso, a terapia ocupacional com integração sensorial também pode incluir orientações para a família e escola, pois é importante haver um trabalho conjunto para a melhora do indivíduo.

Vantagens da terapia ocupacional com integração sensorial

  • Ajuda a melhorar a atenção, concentração e habilidades motoras;
  • Contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social;
  • Auxilia na regulação emocional e comportamental;
  • Promove a adaptação às mudanças e tolerância às situações sensoriais desafiadoras;
  • Melhora a autoestima e a confiança.

Recomendações de uso

A terapia ocupacional com integração sensorial é recomendada para todas as idades, mas é mais comum em crianças em fase de desenvolvimento. O início do tratamento deve ser feito a partir de uma avaliação realizada pelo terapeuta ocupacional, que irá definir as técnicas e abordagens mais adequadas para cada caso.

É importante ressaltar que a terapia ocupacional com integração sensorial não substitui outros tratamentos, mas pode ser combinada com outras abordagens para um resultado ainda mais efetivo.

Gostou de saber mais sobre terapia ocupacional com integração sensorial? Entre em contato com a Lavorato Saúde Integrada e agende uma consulta para conhecer mais sobre nossos serviços e como podemos ajudar você ou seu filho a ter uma vida mais plena e feliz. Acreditamos que cada indivíduo é único e merece um tratamento personalizado e de qualidade.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional(TO) está entre as mais indicadas para crianças, uma área específica que abrange a prevenção, transtornos ou dificuldades de aprendizagem em qualquer faixa etária e a promoção da saúde e o auxílio no tratamento de diversas doenças,.

Ela atua no desenvolvimento, e, assim, intervém nas habilidades motoras, cognitivas, sensoriais (visual, auditiva, gustativa, olfativa e tátil) e psicossociais.

Dentro dessas ocupações estão o brincar, o lazer, a educação, o descanso e o sono, a participação social, as atividades de vida diária e as atividades instrumentais de vida diária. As AVDs incluem escovar os dentes, pentear o cabelo, calçar os sapatos, usar o banheiro, entre outros; e as AIVDs incluem os afazeres domésticos e até a ida ao supermercado.

A Terapia Ocupacional também é responsável por desenvolver as habilidades de função executiva, como: controle inibitório, capacidade da criança em prestar mais atenção, pensar antes de agir e se manter mais concentrada nas tarefas; memória de trabalho: capacidade da criança em armazenar informações temporariamente; e flexibilidade cognitiva: capacidade da criança em resolver problemas por meio de sua imaginação e criatividade. Tais funções são de suma importância nos primeiros anos escolares e no convívio com os colegas e a sociedade. Dentre outras competências que são observadas e desenvolvidas estão as de diferenciar cores, formas, tamanhos e pesos, consciência corporal, noção espacial e temporal.


Encontrou o que procurava?

Faça seu orçamento grátis agora mesmo!




Principais cidades e regiões do Brasil onde a Lavorato Saúde Integrada atende Terapia ocupacional com integração sensorial:

DF
  • Taguatinga
  • Águas Claras
  • Samambaia
  • Ceilândia
  • Guará
  • Núcleo Bandeirante
  • Park Way
  • Lago Sul
  • Varjão
  • Sobradinho
  • Vicente Pires
  • Gama
  • Brasília

WhatsApp 1